Deutsch
  • Deutsch
  • Turkish
  • French
SkateBoarding Brasil SkateBoarding Brasil
  • Inicial
  • SkateBoard
    • O Lado B do Skate
    • Acontece no Skate
    • Street League Skateboard
    • Isamu Yamamoto e o Extreme Freestyle
    • Desenrolando
    • O Skate
      • Rodas
      • Trucks
      • Lixas
      • Rolamentos
      • Amortecedores
      • Shapes/Decks
      • Parafusos
    • Editorial
      • Como você pretende terminar o ano?
      • O que você espera do Downhill?
      • E agora, você vai torcer pelo Skate?
      • Qual o tipo do seu Skate?
      • Qual a modalidade mãe do skate?
    • História do Skate
    • Modalidades do Skate
    • Eventos
    • Eu Sou Skatista!
    • Contato
  • Skate Raiz
    • Skatistas de Alma
    • 10 perguntas para...
    • Pista de skate do Parque Marinha
    • Wave Park - A Pista
      • Wave Park - A pista - Parte 1
      • Wave Park - A pista - Parte 2
      • Quem andou na Wave Park
    • Documentários Skate Brasileiro
    • Anatomia Skate
    • Skatista: profissão....
    • Campeões Mundiais de Skate!
    • Valorizando o Longboard
    • London Calling
  • Profissão Skate
    • ONGs de Skateboard
    • Fotógrafos do Skate
    • Chave Mestra
    • Customização de Capacetes
  • Galeria
    • Revista Life - 1965
    • Locals Only - Hugh Holland
    • Lendas Do SkateBoarding
  • Tocando Skate
    • Ride'n'Roll
    • Bandas Skate Rock
    • Zeka Lopez

SouSkatista

  • Aktuelle Seite:  
  • Startseite
  • SkateBoard
  • Eu Sou Skatista!
  • SouSkatista

Muito comum na cena, um volume grande de crianças do skate, até um certo tempo atrás era algo excepcional, um lance que era motivo de alto engajamento em redes sociais. Porém, de um tempo para cá rolou um aumento considerável de competições infantis e criação de regras e normas específicas para os pequenos. O que eu acho sobre isso?
Acho que é do “carai” ter muitas crianças no meio. A molecada está tendo uma chance de fazer um rolê com o apoio da família, uma oportunidade que muitos não tiveram no passado, e hoje com direito até a professores profissionais dando aulas para elas. Porém...


Isso tudo é muito legal até o terceiro parágrafo, pois o que começou a rolar de um tempo para cá também são os pais que estão OBRIGANDO seus filhos a andar de skate, literalmente. Começaram a aparecer pais que inspirados em grandes exemplos que deram certo e acham que seus filhos serão famosos e milionários por conta do skate.
A criança não tem noção de que está sendo obrigada, ao ver dela ela está sendo uma criança obediente, e não estou falando de adolescentes, estou falando de crianças com menos de 12 anos.
Nesse ponto entra num ponto que eu posso até soar meio contraditório, que seriam os campeonatos de skate infantil.
Eu não sou a favor de campeonatos de skate infantil, na verdade eu não seria a favor de nenhum campeonato infantil, mas “no tocante” ao skate (eu finalmente achei uma forma de usar isso...haha) isso se torna ainda pior, pois o brinquedo, ao meu ver, deve ter seu início como uma forma de diversão. Isso dá o início para a essência deste esporte.
O campeonato infantil é algo que não vejo como saudável para as crianças. O skate deveria ser divertido na infância, mas para muitos não é!
Como já disse para alguns amigos organizadores, eu sou a favor que as crianças façam algo mais do estilo apresentação, com narração e tudo mais, e que ao final todas sejam premiadas, sim, premiadas por participar.
Agora entra a parte contraditória:
Se vão fazer campeonatos infantis, que tenha possibilidade tanto para os meninos quanto para as meninas. Se o problema é falta de quórum, me desculpe, acho melhor não fazer para ninguém ou fazer open (aberto para todos os gêneros). Refletindo melhor, realmente, campeonatos infantis deveriam ser open, pois não vejo importância alguma em dividir crianças em rankings, acho que o foco nestes campeonatos deveria ser a diversão da molecada em primeiro lugar.
Tentando arrumar as ideias aqui, resumindo, não sou a favor de campeonatos ranqueados para crianças, porém, se for fazer que sejam open, pois crianças não deveriam ver no skate uma forma de competição esportiva, mas sim como uma diversão que ela possa compartilhar com os amigos.
Ps.: Isso aqui não é uma verdade absoluta, muitos pais falam comigo sobre este tipo de assunto, e é sério, não é um nem dois, são vários, e as vezes ainda tento me esquivar, mas sempre acabo soltando essa minha opinião.


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

 

 

No skate somos todos iguais... Teu #@! Ainda hoje na cena existe mais esta que todos sabem, mas pouco se discute, o Coronelismo do Skate, estes são figuras emblemáticas em meio a cena que ou, são extremamente conhecidas, ou, são completamente obscuras.

Vamos resumir assim, pouca coisa entra para o core ou mainstream sem a “aprovação” destes.

Muitas mídias ou organizadores já se pegaram pensando em o que x ou y vai pensar se fizer assim ou assado, pode ter sido até sem perceber, mas eu mesmo já passei por essa situação.

Mas sabe o que mais me incomoda? É que muitas vezes, estes sabem quem são e usam isto para se impor como se fossem de diferente castas que os demais skatistas, pois quando se unem de forma comum aos demais skatistas eles sabem que praticamente vão perdem toda esta força em cima da cena.

Você acha que é viagem minha? Quantas vezes você já não se perguntou no porquê não temos eventos tipo os que rolam na gringa com centenas de skatistas assistindo os melhores fazendo coisas incríveis ou até perigosas? “Poxa, mas esses eventos acontecem aqui também...” Só que pare para pensar, normalmente são eventos fechados, mas as vezes fechados porque são lances de transmissão da televisão...

Então quem carai é toda aquela galera que aparece na transmissão? Quem chamou eles? Como eles ficaram sabendo? Por que ninguém noticiou? Ai é só pensar em quem estava por trás de tudo isso.

Mas saindo da esfera dos eventos, bora até ir mais longe, no ponto de profissionalização, ou mesmo de convite para competições internacionais, e até mesmo de marcas de bombam ou não.

Tudo no skate brasileiro acaba passando pela mão de algum deles, as vezes porque é pago, as vezes porque são amigos e as vezes porque se paga muito dinheiro para isso.
Só que para isto não existe uma solução, é cultural, e por isso que fortalecemos as frases:
“Apoie os skatistas locais”
“Apoie as marcas que fortalecem a cena local”
“Apoie as mídias que representam sua cena local”
“Apoie as skate shops locais”
Pois só assim a cultura do skate nacional deixa de ser um skate suado no suvaco de um coronel e volta para as ruas.
Ps.: Já pararam para pensar que boa parte da galera que está no corre hoje, será esquecida daqui a 10 anos e as novas lendas do skate serão apenas que estão nas Olimpíadas? Fica a reflexão sobre mais esse assunto.


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

Seria um absurdo ignorar tudo o que está rolando no país, ou dar de ombros para os atuais acontecimentos e como isto tudo tem influenciado na cena e a falta de maturidade de muitos de lhe dar com todos os acontecimentos.

Atualmente o povo está dividido em quem apoia um dos lados dizendo que o outro vai impor uma ditadura e a galera que literalmente cag#u para isso.

Recentemente postei em nosso Instagram um meme(imagem abaixo) e tive de ouvir xingamentos e ofensas, a maior parte foi bloqueada, e sem contar que perdi seguidores e tudo mais, tudo isso por que teve pessoas achando que eu estava me posicionando.

Só uma observação, o dia que eu me posicionar na página, pode ter certeza que não vou dar espaço para dúvidas.
Continuando, vejo a galera se xingando aleatoriamente, parece que esquecerem que a vida segue, eu pessoalmente até hoje evitei ou nem xinguei qualquer um, mas mesmo assim sou xingado com frequência.

Mas o que isso tem com o skate? Bom, estou acompanhando dentre amizades, parcerias comerciais e até marcas sendo corrompidas por todo este tipo de assunto.

Frases que pessoalmente já ouvi:
“Não compro mais nada desta marca por que o dono é Minion”
“O cara me bloqueou sem perceber que está sendo só massa de manobra para o Lula”
“Na minha loja não entra mais nada de marca de dono que apoia o Ladrão”
“Quero só ver quando aparecer um desses fascistas na pista que o Haddad construiu”
Agora, já repararam que os profissionais não tem se posicionado abertamente? Sabe por quê? Porque eles já viram que o povo não esta maduro o bastante para entender quem pensa diferente, a galera está inflamada e está xingando os que tem opinião contrária.

Hoje tenho amigos apoiadores de um e de outro, e sabe como eu faço? Não falo de política com eles, pois sei que não vou mudar a ideia deles e eles não vão mudar a minha, e vida que segue!
Pqp! Agora não posso mais fazer meme zuando uma situação política atual, pois vou ofender os caras que apoiam x ou y? Parem para pensar, eu fiz uma pesquisa isenta no nosso insta e ainda assim falaram que eu era esquerdista só porque o Barba venceu na pesquisa!

O que posso enxergar é que no final das contas, vai ter muita gente isolada do skate reclamando da vida e falando que foi o skate que foi injusto, não por#@! Você que foi um babaca e ficou xingando todo mundo que xingava teu político!

Bora seguir o jogo então? Vamos voltar a falar de skate? Blz então... Você é Goofy ou Regular?


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

Esse sempre foi um pressuposto do skate, assim como parte de sua essência, a união é aquela cola que faz todo o resto valer a pena.
Lembro de gente que falava que arrumar briga com skatista é igual briga com motoboy, porque se você batia em um, já saia gente do bueiro com o skate revidar.

Muito curioso é o fato de que muitas das vezes a união dentro do skate acontecia mesmo quando as pessoas nem se conheciam ou mal se conheciam, um lance de até dar peças ou chamar para almoçar em casa.

Outra coisa que é até cômico, é o relacionamento dentre skatistas que é muito parecido com o de irmãos, tipo, eu posso falar mal e xingar o fulano, mas ai de alguém de fora do skate falar mal de um skatista, tipo, “só eu posso falar mal de skatista, se você não é do skate cala a boca!”.

Mas de tempos em tempos sempre aparece algum motivo que acaba dando uma apagada nesta união, neste momento é a política, nuuuussa! Nunca vi tamanho número de cancelamentos de amizades em redes sociais e até mesmo ofensas pesadas nas mesmas.

Estamos falando de lance de questionar o caráter do amiguinho só porque ele vai votar em político X ou Y, coisa de xingar de ofender mesmo o cara que votou no político contrário.

Eu mesmo fui chamado de cúmplice de bandido, ladrão, idiota, nóia, hipócrita e até mesmo minha mãe se deu mal no meio dos xingamentos, e muitos deles de amigos de longa data ein... hahahahahahaha

Mas sabe o que é mais interessante? Isso só rola nas redes sociais, quando se encontram todos metem um louco. Isso é saudável? Na minha opinião sim, pois no rolê não estamos para ver quem é o mais pi#@, mas sim para curtir, e estamos demonstrando respeito pela opinião alheia, mesmo não concordando.

Respeitar a opinião alheia é o mínimo para a união, e os skatistas costumam demonstrar isso muito bem quando estão ao vivo, frente a frente.

Me lembro de uma vez, acho que eu tinha discutido fervorosamente com o Alexandre Calmon na internet sobre política, aquela coisa feia mesmo, mas quando nos encontramos rimos para um caral#@ da situação, pois ali estávamos para o skate, e não para tentar ter razão em algo.

Mas claro, isso tudo não é uma verdade absoluta, é óbvio que tem casos e casos, eu tenho que escrever isso, porque depois aparece um “Ain, mas eu discuti com o Claudinho e nunca mais nos falamos”, sim, porque podia até haver uma amizade entre você e o Claudinho, mas não existia respeito o bastante para manter a união.

Resumindo, vamos nos respeitar, pois o que mantém o skate unido é o respeito e o fo#@-se, quer ficar discutindo, então fique, mas não enche o saco no rolê!


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

Ultimamente em meu site tenho diariamente postado notícias e divulgando campeonatos de skate, mas recentemente rolou o Boom que foi o caso CBSK Vs. World Skate, e foram dias intensos com uma bomba atrás da outra, e agora que as coisas acalmaram eu recebi um feedback de alguém que compartilhou uma das notícias e ouviu um “Nem vou clicar, não gosto de fofoca”.

É sério isso? Quando sai uma notícia de futebol falando sobre a meia que o jogador X usa o pessoal lê, quando fala a próxima escalação do BBB o pessoal lê, até quando fala se a Ana Maria Braga vai sair da Globo o pessoal lê, mas quando se trata de notícias ligadas ao mundo do skate é tratado como fofoca?

Hoje nos deparamos com uma realidade onde o skatista em sua maioria é muito mal informado sobre os bastidores e os acontecimentos do skate, é o lance de “cala a boca e bora andar de skate”, e pode vir seguido de um “na minha época era melhor”, nas antigas o pessoal queria interagir com o backstage do skate, queria melhor direcionar o futuro do skate e hoje acho que nem 10% dos skatistas sabem como funciona o backstage do skate.

Estamos presenciando no skate algo que raramente acontece no meio dos esportes Olímpicos, que é uma Confederação nacional peitar a Federação mundial, mas ainda assim o próprio povo do skate em sua maioria cag@# para isso, será que a galera sabe o que essas entidades fazem? Será que entenderam que U$100.000,00 do dinheiro que é voltado para o nosso skate nacional estariam sendo pagos para a World Skate como fee de homologação?

Sério galera, se você não gosta de politicagem eu até entendo, mas é só parar para pensar o quanto você conhece de cultura inútil e quanto você conhecer da sua comunidade do skate, por exemplo, é comum ouvir que pista pública X está toda detonada por que a CBSK não arruma ela, mas é função da CBSK isso? Ou mesmo da Federação local?

Afinal, você sabe a função das Federações ou da Confederação? Brother, precisamos saber disso para poder cobrar diretamente, para ter uma ideia, você sabe de onde vem o dinheiro que dá manutenção para essas entidades? Sabe quem são os representantes delas? Isso tudo faz parte da parte chata e burocrática, mas que pode nos ajudar a cobrar estas por coisas que o skate local precisa.

Resumindo, é muito legal conhecer um pouco de tudo, saber a história do skate e tudo mais, mas isso não te isenta de procurar saber sobre o que está acontecendo na atualidade, e não procurar saber do seu amigo que tem um “contato ponta firme”, mas de quem está no corre para assegurar de que essas informações são fatos e não as verdadeiras fofocas de beira de pista. #eusouskatista #SomosTodosParaskate


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

Weitere Beiträge …

  1. Ex-empresário do Luva de Pedreiro no skate
  2. O Pior Skatista do Mundo
  3. O capote vergonhoso não existe
  4. Skatistas sempre se ajudam?
Seite 1 von 5
  • Start
  • Zurück
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Weiter
  • Ende


Matérias Recentes

  • social
  • Mini
  • Brasília terá etapa inédita da Street League Skateboarding
  • Campeões Mundiais de Skate!

Imagens SkateBoard

Menu Institucional

  • Sobre o Skateboarding
  • Entre em Contato

Registrado ®  2025  Skateboarding Brasil - Todos Direitos Reservados