Turkish
  • Deutsch
  • Turkish
  • French
SkateBoarding Brasil SkateBoarding Brasil
  • Inicial
  • SkateBoard
    • O Lado B do Skate
    • Acontece no Skate
    • Street League Skateboard
    • Isamu Yamamoto e o Extreme Freestyle
    • Desenrolando
    • O Skate
      • Rodas
      • Trucks
      • Lixas
      • Rolamentos
      • Amortecedores
      • Shapes/Decks
      • Parafusos
    • Editorial
      • Como você pretende terminar o ano?
      • O que você espera do Downhill?
      • E agora, você vai torcer pelo Skate?
      • Qual o tipo do seu Skate?
      • Qual a modalidade mãe do skate?
    • História do Skate
    • Modalidades do Skate
    • Eventos
    • Eu Sou Skatista!
    • Contato
  • Skate Raiz
    • Skatistas de Alma
    • 10 perguntas para...
    • Pista de skate do Parque Marinha
    • Wave Park - A Pista
      • Wave Park - A pista - Parte 1
      • Wave Park - A pista - Parte 2
      • Quem andou na Wave Park
    • Documentários Skate Brasileiro
    • Anatomia Skate
    • Skatista: profissão....
    • Campeões Mundiais de Skate!
    • Valorizando o Longboard
    • London Calling
  • Profissão Skate
    • ONGs de Skateboard
    • Fotógrafos do Skate
    • Chave Mestra
    • Customização de Capacetes
  • Galeria
    • Revista Life - 1965
    • Locals Only - Hugh Holland
    • Lendas Do SkateBoarding
  • Tocando Skate
    • Ride'n'Roll
    • Bandas Skate Rock
    • Zeka Lopez

SouSkatista

  • Buradasınız:  
  • Anasayfa
  • SkateBoard
  • Eu Sou Skatista!
  • SouSkatista

Por Marcelo Sanzoni

É isso ai, quem não se pegou assistindo o Street Olímpico e se pegou com a dúvida, “Mas os skatistas estão usando o uniforme da Nike? Ela não tinha nos dado as costas??? O patrocinador não era a Caixa?”, vamos tentar esclarecer isso tudo aqui da forma mais simples possível, para não ter mais dúvidas e você se tornar o bom entendedor no papo da sessão...

Primeiro de tudo, vamos começar pelos skatistas, os patrocinadores de cada skatista continuam sendo seus patrocinadores, eles podem usar as peças (skates, tênis e equipamentos), mas sem adesivos, só com o que vier impresso já no equipamento. Até ai sem novidades, disso já falaram bastante por ai.

Agora vamos para a parte de quem car#@$ é a PEAK? Por que nossos skatistas estão no pódio com a jaqueta deles? Apesar do calor dos infernos que está o Japão neste momento, o patrocinador oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é a PEAK, então na hora de receber medalhas ou mesmo na abertura, todos tinham de usar esta jaqueta. E por sua vez o COB é quem ajuda a bancar viagens, hospedagem e alimentação para os atletas de acordo com a Lei Agnelo Piva que tira uma porcentagem da arrecadação das loterias no Brasil e repassa para a confederação que então repassa aos skatistas e depois cada um presta conta do que fez com o dinheiro para quem o pagou.

Certo, mas e a Caixa então??? A Caixa Econômica Federal patrocina a CBSK, este dinheiro na teoria é para ser dividido entre todas as modalidades e projetos sociais, mas nada diretamente ligado aos skatistas olímpicos em si, é uma grana voltada a fomentar o skate como um todo e na geração de novos skatistas Brasil a fora.

Certo Sanzoni, mas e a Nike? Ela tinha saído fora do patrocínio da Seleção Brasileira de Skate! Sim, ela realmente saiu fora, mas ai os skatistas começaram a pressionar a marca em mídias sociais, resultado disso? A Nike voltou atrás e retomou o contrato. E o que é um patrocínio da Nike? Basicamente ela vai dar os uniformes necessários para a Seleção Olímpica de Skate do Brasil e tem o direito de comercializar eles por mais um período após as Olimpíadas, e para cada uniforme vendido existe o pagamento de Royalties para a CBSK.

Resumindo, a PEAK patrocina o COB, a Caixa patrocina a CBSK e a Nike patrocina a Seleção Olímpica de Skate, e se alguém vier te dizer “Ain, se a Nike patrocina, porque o Pedro Barros usava Vans?” é porque ele não leu esse texto ou não entendeu que os tênis são equipamentos que cada um usa o que quer, ou também você pode estar falando com alguém chato bagarai, ai a solução é concordar e mudar de assunto ou sair fora para conversar com alguém menos chato. Hahahaha! #eusouskatista

 


Marcelo Sanzoni 

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

 

Por Marcelo Sanzoni

Muitos a favor, muitos contra, mas e ae? As Olimpíadas Tokyo 2020 chegaram, o street já rolou, e agora? Estou de perto acompanhando e vi muita coisa realmente acontecendo e muita coisa sendo dita, e queria aproveitar para resumir meus pareceres.

Em apenas um final de semana, com apenas uma modalidade, tivemos novamente um “Boom” num nível muito maior do que o esperado, uma medalha de prata que para muitos teve gosto de ouro, e neste caso estou falando da Rayssa Leal, a Fadinha, pois aparentemente para a mídia e público ela se sobressaiu ao bronze do Judô ou a primeira medalha olímpica do skate brasileiro, a prata de Kelvin Hoefler. Justo? Não acho, pois foi um momento com diversos guerreiros e heróis, basicamente toda seleção olímpica do street lutou de uma forma incrível neste primeiro final de semana de olimpíadas e o próprio Kelvin veio com uma força e uma garra digna a ser celebrada!

 

 

Mas então começaram os primeiros problemas, num primeiro momento o skate começou a participar da lista das fofocas, muita matéria inútil e de fofoca sobre os envolvidos ou pseudocelebridades querendo aproveitar a onda, até o grande Chorão foi desenterrado para assistir a Fadinha, o pior ainda foi ver que muitos skatistas caíram no “click bait”, e deixaram a conquista do Kelvin de lado para focar nos fuxicos do backstage.

Num segundo momento, tivemos a enchente de grandes empresas e até órgãos públicos se aproveitando da imagem da nossa querida Fadinha para ganhar likes ou seguidores, ela chegou a virar banner de posto de gasolina e até um melão, por mais ridículo que possa parecer! Mas me alegra ver a ética das marcas de skate que não os apoiam em não se aproveitarem desta onda para ganhar seguidores ou likes a qualquer custo.

 

 

Somando a tudo isso, uma enxurrada de novos entendedores do skate que nunca pisaram em um falando sobre se foi “roubado” ou não, essa parte eu até acho legal, pois pode gerar novos adeptos ao nosso life style e um aquecimento do mercado, assim como já se pode perceber em alguns setores, como o de skateshops e professores de skate.

Mas...

Ao mesmo tempo, alguns skatistas criticaram, falando que o skate morreu, que o skate nunca mais será como nos anos 80, sendo que tem pelo menos 20 anos que já não é! Um famoso não podia nem parabenizar ou tirar uma foto segurando um skate que já apareciam milhares de comentários bombardeando a pessoa, como foi o caso de Michelle Barros da Globo, uma pessoa que não vai ganhar mais ou menos dinheiro por isso. Por que não aproveitamos a onda para levantar o que é de nosso interesse? A apresentadora tirou foto com um skate? Vamos pedir a ela que ela faça mais matérias com skatistas ou apresente projetos sociais que ajudam crianças carentes usando o skate como ferramenta de mudança, vamos bolar projetos para serem apresentados para as grande empresas que tem usado nossos skatistas para divulgação própria, vamos surfar a onda em nosso próprio benefício! Isso poderia aumentar o número de pistas de qualidade, ajudar crianças carentes e até chegar ao ponto de aumentar os investimentos em skatistas que talvez nunca fossem ter qualquer reconhecimento!

Hoje podemos ver inúmeros benefícios que o skate olímpico tem trazido a cena, skatistas que talvez estivessem desempregados ou se virando nos 30, conseguindo empregos surreais, neste exato momento, temos skatistas nos jornais, trabalhando com a seleção brasileira de forma remunerada e até trabalhando para seleções estrangeiras, como o Cris Mateus para a seleção do Chile e o Lecio Neguinho para a seleção da China como por exemplo.

Resumindo, tem coisas bizarras que o lance olímpico trouxe? Claro que tem! Mas ele também está trazendo coisas positivas e pode servir de trampolim para a cena e para muitos! A essência do skate sempre será a mesma se assim nós quisermos, não dependemos de COI ou COB para ditar nossa essência, precisamos de Respeito, União, Liberdade e Evolução! Não vamos julgar, mas vamos somar e fortalecer a cena! #eusouskatista

 


Marcelo Sanzoni 

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.

 

Muito comum ouvir da galera de fora da bolha que skate é coisa de criança e adolescente, ouvimos tanto que até muitos acabam se assumindo como um eterno adolescente. A questão em si é que vamos continuar remando, e remando, e remando, até chegar num momento que até a morte desacredita que estamos facilitando tanto o trampo dela.

O que as pessoas que não são do skate ainda não entenderam é que o skate não é só mais um esporte! Pode comparar com o futebol, atletismo e o que for, o skate só existe até hoje por conta do life style em si, que é o que pega os skatistas pela alma e nos mantém preso a tudo o que envolve o skate.

Uma opinião pessoal é que, de verdade, o skate hoje está nas olimpíadas e está bombando, nas próximas provavelmente também será um BOOM, porém eu não sei se essa pegada dura por três Olimpíadas, sabe o porquê? Porque o skate Olímpico está aos poucos transformando skatistas em pessoas sem essência, e isso afasta os demais skatistas, de verdade, eu não quero ver um campeonato que está rolando com um bando de pessoas que nem se consideram skatistas, mas sim atletas.

A culpa da perda da essência é dos skatistas que estão competindo? Não! É exatamente das pessoas que estão de fora e a mídia não especializada, que geram um clima de clubismo em cima dos skatistas.

Você discorda de mim? Bom, vamos lá, até então existia um “código”, onde ninguém torcia pela queda dos outros durante um campeonato, pois sabemos o quanto isso pode ser perigoso e porque queremos ver as manobras mais monstras e realmente definir quem foi o melhor, normalmente as tretas eram por pontuação, que é uma outra história.

Mas... Recentemente Pâmela Rosa postou em seu Twitter a mensagem de que “Torcer para o skatista cair não é Skateboard”, ou algo parecido, mas a mensagem é essa. Sabe o que rolou nos comentários? Pessoas de fora do skate xingando a Pâmela com frases do tipo “Competição é assim mesmo!”, “Quer competir nas Olimpíadas, mas não gosta da torcida adversária?” ou mesmo “Se não aguenta a pressão é melhor parar”, isso ai, eu fucei em alguns dos perfis e nem de skatistas eram.

E enquanto as mídias não especializadas não se preocuparem em tentar entender e repassar qual é a essência do skate, ou o que afinal é o tal life style do skate, pode ter certeza, o skate Olímpico tende ao fracasso. Só deixando uma observação também, que se você é de uma mídia especializada e entrou nessas só para agradar SEO, com todo o respeito, você se tornou mais um. Honre suas raízes no skate, sempre vencemos pela união e não por agradar otários de fora que só querem achar que entendem algo do skate.

Sim, colocamos aí dois opostos, uma pessoa que entende o Life Style do skate e um bando de inútil que nem tem ideia do que é um coping, mas para esses inúteis eu deixo a certeza de que nós skatistas vamos continuar andando de skate, mesmo ele ascendendo ou decaindo, sempre estaremos andando de skate vamos andar tanto que até a morte desacredita. #eusouskatista


Marcelo Sanzoni

Skatista, com o trabalho em mídia no Canal Eu Sou Skatista desde 2016, militante do skate e sempre focado em divulgar a cultura e a essência do skate, transmitindo pelo menos duas lives por semana no Instagram a mais de um ano e dando voz a lendas, skatistas do dia a dia e fomentadores do skate, aquele que já entrevistou do menino do bairro até Sergio Negão e Tony Hawk, sempre por amor ao skate!.
Sayfa 5 / 5
  • Başlangıç
  • Önceki
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Sonraki
  • Son


Matérias Recentes

  • social
  • Mini
  • Brasília terá etapa inédita da Street League Skateboarding
  • Campeões Mundiais de Skate!

Imagens SkateBoard

Menu Institucional

  • Sobre o Skateboarding
  • Entre em Contato

Registrado ®  2025  Skateboarding Brasil - Todos Direitos Reservados